About Me

Minha foto
Collegeville, Philadelphia, United States
Aquariana, casada, mae, filha, 25 anos, metida a sabe tudo, corajosa, algumas vezes nostalgica, desastrada, estabanada, apaixonada por futilidades como maquiagem, roupas e sapatos. E agora descobrindo o meu lado decoradora ... Simplesmente eu !

23/10/2011

Balanco do primeiro ano ...

      Meninas, ando muito afastada eu sei. Ando muito depre mesmo, e nao queria vir aqui so para reclamar e estragar o sonho de outras meninas. Sei que meu blog nao eh um blog grande, com grande frequencia de visitantes, mas sei que os que frequentam sao fieis e sei que o que escrevo eh bastante influenciador.

    Fez 1 ano que estou aqui nos EUA no dia 15 de outubro, as minhas impressoes nao estao das melhores mas ainda tento melhorar a minha visao para o futuro.

   Eh facil morar aqui?

   Sim, se voce tem as pessoas certas ao seu redor. Se o marido te ajuda, se voce tem como se locomover, se voce faz amigos fica ainda mais facil. A vida financeira aqui eh realmente muito melhor que no Brasil. Voce nao precisa ganhar rios de dinheiro para ter uma vida digna aqui, alem de ter a lei da oferta muito agucada o que faz com que o preco dos produtos caiam bastante.

   Nao eh facil se voce nao tem como se locomover (no caso nao tenha carro ou o local onde voce more nao tenha pontos de onibus por perto), o que eh o meu caso. O ponto de onibus mais perto da minha casa fica ha 1 hora e 48 minutos de caminhada. No clima mais agradavel, ate daria com um esforco fazer essa caminhada, pois no Brasil eu ja caminhava duas ou tres horas por dia; mas com o frio que esta chegando nao da; praticamente nao tem calcadas, teria que dividir espaco com carros em alguns trechos.

  Amigos para mim fazem grande diferenca, ter alguem para conversar faz toda diferenca. Eu ate fiz uma amizade lembram? Ela tinha 4 filhos, eu a ajudava e ela me ajudava. Realmente, a amizade estava crescendo ate a minha viagem ao Brasil, acabei ficando muito mais tempo que imaginava e quando voltei as nossas agendas ja nao batiam. E o pior de tudo veio por acontecer na semana passada, o marido dela faleceu em um acidente de carro. Tao jovem, 29 anos, 4 filhos lindos, os dois realmente se amavam dava para ver pelo jeito que se olhavam.

   Foi pessimo, pois ela e eu marcamos tantas vezes em vao de nos encontrar depois que voltei do Brasil. E a forma de nos encontrarmos foi no funeral do marido dela (assunto para um outro post "Funeral nos EUA"). Eu que ja estava bem sensivel, fiquei ainda pior; estou com muitas saudades do Brasil pela saudade da minha independencia, de ter meu emprego, de ter meu direito de ir e vir. Nao aguento mais ficar em casa de Amelia, tomando conta da casa, com a minha vida estagnada. E o pior, sem poder ir nem vir por conta propria, para todo lugar que quero ir preciso pedir para o marido me levar e nem sempre eh facil faze-lo sair de casa, eu ate entendo que depois de uma longa jornada de trabalho todos queremos chegar em casa, banho, janta e cama. Alem, do meu marido ser super enrolado, ele nao consegue chegar no horario em nenhum compromisso. Eh um super defeito, ate no trabalho ele chega 2 ou 3 minutos atrasado todos os dias. E estar atrasada ou com o horario muito apertado eh uma coisa que me irrita muito.  Outra coisa que me irrita muito nessa vida americanizada eh, eles agendam muitas coisas para fazer em um unico dia, acabam nao aproveitando nada e no final nem fazem nada direito. Tudo fica inacabado.

   Ir ao mercado significa esquecer alguma coisa, comprar roupa significa sempre ficar com a sensacao que nao foi uma boa escolha e comprar sapato sempre tenho a impressao que vai me machucar. Tudo por uma pressa descabida.
 
   Outra coisa que parece estar amarrada de corda eh a minha carteira de motorista, uma coisa que todos dizem ser tao facil de conseguir; mas para comigo o problema eh que nao consigo chegar ate o local do Drive License.  Tudo parece estar conspirando contra, quando realmente decidi que iria fazer (como ja comentei tenho medo de dirigir) descobri que o marido tinha trocado uns finais de semana com a ex por causa de um torneio de futebol das minhas enteadas e nos teriamos que ficar com meus enteados por tres finais de semana seguidos. Isso nao seria problema se cada um dos enteados nao jogasse um esporte, cada um em campo diferente. Ai, nesse final de semana que tinha conseguido um tempinho, convencer o marido a faltar um dos jogos das minhas enteadas no meio do caminho do local para tirar a carteira, brigamos. E brigamos feio, com direito a pedir divorcio, ele deu meia volta no carro e viemos todos para casa. Agora as coisas se acalmaram, mas ainda fiquei sem ir ao Drive License.

   Um alerta que quero dar para as meninas que conheceram o noivo pela net eh: na net sao varios planos, a vida parece tao facil nos nossos sonhos. Mas, quando a gente chega aqui por mais que a gente pense que esta preparada psicologicamente a pressao eh muito grande. Nos brasileiras, que estamos acostumadas a trabalhar, chegar aqui com todo esse choque cultural, ai casa, ai espera dar entrada no AOS, ai espera o Work Permit chegar, eh tempo. E isso enlouquece mesmo! Quero que voce saiba que quando voce se desesperar, que voce chorar, que voce pensar em voltar, que voce NAO EH A UNICA! lol

   Esse sentimento eh super normal, passa pela cabeca de todas nos. Briga de casal tambem, umas tem uns maridos mais abencoados que outras. Mas, nao significa que o seu casamento eh o unico que ta dando errado, pois nao eh. Eh uma diferenca cultural muito grande que nos nao fomos preparadas e nem os maridos nao eh mesmo?

  Chore, grite, esperneie se necessario, ninguem eh de ferro. Ninguem eh feliz 100% do tempo.

9 comentários:

  1. Concordo Thabata. Ninguém é feliz 100 por cento, e os que sao, com certeza também já passaram por momentos difíceis. Eu realmente espero que as coisas se clareem melhor pra você. Realmente nao é facil quando a gente acaba ficando dependente de alguém pra tudo. Neste caso locomoção. Acho que metade dos seus problemas se resolveriam se você pudesse dirigir. Mas continue tentando. Chuva mole em pedra dura, tanto bate até que fura. Minha mae que fala. Estou aqui torcendo por você viu.
    Ah, quanto ao casamento... até meninas que já moravam aqui (como eu) e já conheciam o marido antes de casar (eu morei com Bryan um ano antes de casarmos) muitas vezes acabam se surpreendendo no casamento (tanto positivamente quanto negativamente). As vezes moramos com uma pessoa por anos e nem assim a conhecemos 100 por cento. É vivendo e aprendendo. Beijo grande. Vou orar por você.

    ResponderExcluir
  2. Oi Thabata.
    Não desista dos seus sonhos. As dificuldades são passageiras, por mais que sejam doloridas. Encontre alguém de confiança e converse, desabafe. A diferença cultural é muito grande e o primeiro ano de casamento é um período de grande ajustamento. Tenha paciência com você mesma e também com o marido.
    Pense em tudo o que você enfrentou até hoje e quantas vitórias você já recebeu, tenho certeza de muito em breve, com o problema da locomoção resolvido, você irá conquistar a sua independência, o seu espaço. Mantenha-se ocupada, é a melhor coisa que existe, eu passei um tempo desempregada aqui e quase fiquei louca.
    Estarei torcendo por você e não hesite em colocar para fora o que está sentindo. Como você mesma disse, há pessoas que estão passando pela mesma situação que você, apesar dos sorrisos e dos lindos textos escritos pelos blogs da vida. Colocar para fora através de texto ou com uma conversa com um amigo de confiança ajuda a aliviar o coração e também ver a situação de uma outra forma.
    Estou aqui na torcida por você! Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  3. Thabata, concordo com os comentários das meninas. É mais fácil falar do que qualquer coisa, mas uma boa parte dos seus problemas vai se resolver quando você puder se locomover sem depender tanto do seu marido. Por enquanto vá insistindo no assunto, uma hora ele cede e te leva lá. Depois disso com sua liberdade de ir e vir as coisas vão ficando menos complicada. Procure conversar com pessoas de sua confiança, coloque pra fora o que angústia. Estamos torcendo por você, afinal o casamento assim como a vida também é feito de fases, tem umas boas, outras ruins, outras mais ou menos, e ninguém como você colocou é feliz 100% do tempo.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Me vi nas suas palavras...quando voc6e disse que sua vida está estagnada. Eu me sinto assim também. Estou "trancada" em casa, sem carteira de motorista, sem permissão de trabalho, sem amigos... é uma tristeza só! Tem dias queeu só faço chorar, outros dias que eu acordo bem e faço mil coisas (em casa). Espero que essa fase de limbo passe logo para gente e a gente pegue as rédeas das nossas vidas asap.

    ResponderExcluir
  5. Oi Tha poxa amiga pensei que a coisas estavam + faceis pra vc, nos ultimos posts vc tava tao animada com as descobertas da sua filha... acho que essa fase todas nós passamos, eu as vezes choro tds as noites sem nenhum motivo aparente, só uma tristeza que parece que habita em mim sempre, choro com musica, choro com comida, choro co um cheiro... uma vontade de trabalhar, de sair de casa, de ter amigos de novo + depois fechor os meus olhos em oracao e Deus sempre conforta meu coracao... e como diz a cancao "posso ate chorar + a alegria vem de manha"...
    Vou orar por vc, tenha fé e nao desita do seus sonhos... lembre-se que os planos de Deus sao maiores que os seu viu :) Ele tem o melhor pra vc confie no tempo dEle... bjos

    ResponderExcluir
  6. Oi Tha que coisa né!! Estou orando por vc medita nessa msg ok bjs


    "Uma noite eu tive um sonho...
    Sonhei que estava andando com o Senhor, e através do céu passavam cenas da minha vida. Para cada cena que se passava percebi que eram deixados dois pares de pegadas na areia: um era o meu e o outro do Senhor. Quando a última cena da minha vida passou diante de nós, olhei para trás, para as pegadas na areia, e notei que, muitas vezes, no caminho da minha vida, havia apenas um par de pegadas na areia. Notei, também, que isso aconteceu nos momentos mais difíceis e angustiosos do meu viver.
    Isso entristeceu-me deveras, e perguntei então ao Senhor: - Senhor, Tu me disseste que, uma vez que eu resolvi Te seguir, Tu andarias sempre comigo, mas notei que , durante as maiores atribulações do meu viver, havia na areia dos caminhos da vida apenas um par de pegadas. Não compreendo por que, nas horas que eu mais necessitava de Ti. Tu me deixaste.
    O Senhor me respondeu: - Meu precioso filho, Eu te amo e jamais te deixaria nas horas de tua prova e do teu sofrimento. Quando viste na areia apenas um par de pegadas, foi exatamente aí que Eu, nos braços te carreguei..."

    Senhor visita a minha amiga e faz com que seus sonhos se tone real, pra ela e sua filha e que o esposo possa entende-la melhor papai. Minha oração por ti querida. Te Amo em Cristo. Vou te conta um segredo JESUS TE AMA...

    ResponderExcluir
  7. Thábata, força por aí! Como as outras meninas cometaram, eu acho q mudará bastante qndo vc puder ir e voltar qndo vc desejar. Ter q viver uma vida dependente é bastante frustrante, mas não perca a esperança, tenho certeza que as coisas vão melhorar! Tbm concordo com o q a Nani falou, mesmo qndo vc conhece a pessoa, esta coisa de relacionamento intercultural é bastante complicado. Relacionamento no geral é bastante complexo, e qndo vc une a isso uma grande diferença de backgrounds, as coisas são mto mais trabalhosas. Estarei aqui na torcida para vc, e acho q após o primeiro ano, as coisas vão melhorando, acredite! Hang in there! Fique com Deus! Bjuss

    ResponderExcluir
  8. Existe alguma possibilidade de vc pegar um táxi até o "Detran" ou fica caro demais?

    Enfim, força aí. Conviver com pessoas não é fácil, ainda mais quando se trata de casamento.

    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Olá! Descobri seu blog hj e estou lendo tudo, vc escreve mto bem e sabe prender a atençao das pessoas, parabéns! Resolvi comentar nesse post pq me identifiquei d+ com tudo que vc falou, sei que já faz algum tempo e com ctz as coisas já estao melhores pra vc,mas pra mim está sendo assim. Estou aqui na Alemanha há 9 meses e a fase de adaptaçao nao está sendo nada fácil. Mas tenho fé em Deus que isso vai passar, que logo vou me sentir realmente em casa nesse país!

    Beijos!
    dasaxoniaabaviera.blogspot.de

    ResponderExcluir