About Me

Minha foto
Collegeville, Philadelphia, United States
Aquariana, casada, mae, filha, 25 anos, metida a sabe tudo, corajosa, algumas vezes nostalgica, desastrada, estabanada, apaixonada por futilidades como maquiagem, roupas e sapatos. E agora descobrindo o meu lado decoradora ... Simplesmente eu !

11/02/2013

Mesada/ Allowance

 Questao de mae rolando na parada rs, entao que a Ana esta prestes a completar 10 anos e como voces sabem criancas querem quase tudo que elas veem. Eu posso ate dizer que sou bem economica com ela, nao gasto rios de dinheiro em roupas pois criancas crescem e ai nao cabe mais, entao porque gastar 100 dolares numa calca jeans se posso comprar uma de 10 dolares nao eh mesmo? Compro roupas poucas vezes ao ano para ela, a epoca que gastamos mais eh com Natal.

 Toda vez que nos saimos que ela pede alguma coisa que eu nao posso comprar ou que eu pense ser desperdicio de dinheiro eh sempre a mesma coisa, tem que explicar o porque nao vou comprar e a resposta eh sempre a mesma: Voce nunca compra nada para mim! Nessa hora eu tenho vontade de sentar a mao, primeiro pela resposta. Venho de um lugar onde voce nunca deve responder um adulto e segundo pela ingratidao ja que alimento, pago esporte, material escolar, etc.

 Andei pensando que para acabar com esse problema talvez eu devesse dar mesada para ela, assim ela so comprar se tiver o proprio dinheiro. Mas ai entro no dilema, estaria eu desistindo muito cedo? Sera que vou perder um pouco meu poder sobre ela, ja que se ela tem o dinheiro vai caber a ela escolher? E de que forma ela deve ter esse dinheiro? Deve ser em forma de um preco fixo por mes ou sera que ela deve ganhar por meritos proprios? POr exemplo: se dobrar a roupa ganhar 50 centavos, catar brinquedo 30 centavos, coisas do tipo. Ai caio em outro dilema, me ajudar na casa deveria ser dever dela ja que ela tambem mora aqui. Ain que duvida! E ai mamaes e nao mamaes alguma dica ?

8 comentários:

  1. Thá, achei esse texto na net:

    "É, portanto, um exercício importante para o crescimento intelectual e emocional, pois traz a matemática para a prática, treina a função executiva da mente e ajuda a desenvolver a autonomia e a independência."
    O link é o seguinte: http://www2.uol.com.br/vyaestelar/filhos_mesada.htm

    Acho q vale a pena ler a respeito. Eu nunca recebi mesada, mas acho que realmente ensina a poupar.
    A Ana pode receber um valor como 10 dolares por semana, (pode receber quinzenalmente). A ideia é q vc NÃO dê muito pra que ela TENHA que aprender a poupar p poder conseguir comprar algo legal!!!

    Mas o valor, vc que tem que decidir, tem q ser de acordo com a realidade de vcs!

    Boa sorte!

    :*

    ResponderExcluir
  2. Ai Thabata, senti seu drama agora. Eu nao sou mae, como voce ja sabe, mas sou filha hehe. La em casa nao tinha essa de receber dinheiro pelas nossas "chores" (por ajudar), era nosso dever como filhos e como moradores dentro da casa dos meus pais haha. Meus pais nunca nos deram mesada mas quando precisavamos de algo eles nos davam, e quando nao podiam explicavam e ainda MOSTRAVAM o porque, mostrando os precos das contas que tinham que pagar e o quanto ganhavam... entao desde pequenos acompanhamos os gastos dos nossos pais la de casa, o que fez com que nos dessemos muito valor as vezes que eles nos davam algo, porque sabiamos que eles sacrificavam algo pra nos dar, ou entao porque tinha sobrando. Acho que a mesada seria uma coisa legal, mas desde que ela te ajudasse em casa, se nao ajudar voce corta a mesada. Uma mesada fixa. Ela tendo o dinheirinho dela e suando pra ter vai faze-la aprender a dar mais valor a ele. E sabendo que ela tem que trabalhar duro pra ter ela nao vai querer gastar com bobeira, e voce pode ir ensinando a ela, tipo ao inves de gastar a mesada de um mes em porcaria, ela pode juntar a mesada de uns 2 ou 3 meses e comprar algo que ela goste muito que custe um pouco mais caro. Assim ela aprende dos dois lados, que nada na vida eh de graca, que ela tem que trabalhar pra merecer, e que nao se gasta o dinheiro com bobeira, porque eh trabalhoso para ganhar :)

    ResponderExcluir
  3. Eu acho legal a ideia da mesada, e bom pra crianca aprender a economizar e administrar o proprio dinheiro. Tambem acho que e dever dela ajudar em casa, afinal ela come, dorme, usa todos os recursos nao e mesmo? Mas se ela nao colaborar corta a mesadinha dela, assim como a Nani explicou ela aprende que nada vem de graca e que precisamos saber como gastar nosso dinheirinho suado. Boa sorte por ai com ela.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Thabata, eita decisão difícil, hein? Eu nunca tive mesada, e a coisa era apertada então raramente ganhávamos alguma coisa mesmo e por default acabamos aprendendo a nunca pedir rsrsrs Lá em casa cuidar das coisas com minha mãe era nossa obrigação, eu acho que se vc explicar para a Ana ela provavelmente vai entender tudo direitinho. Boa sorte e tenho certeza que vc vai achar a melhor solução que funcione para vcs!!! Bjsss

    ResponderExcluir
  5. Que situação hein? Bom, no meu caso, eu ganhava uma mesada (pouca), na verdade era semanada, mas caso não fizesse alguma atividade, como molhar as plantas ou forrar a cama, tinha um valor descontado. Esse dinheiro era usado para ir ao cinema, fazer lanches, comprar besteira. Minha mãe trabalhava em banco e logo cedo tinhámos poupança e cartão de débito. O que economizávamos era colocado na poupaça e recebíamos uma carta do banco dizendo quanto tinha rendido (eu achava isso super de gente grande e adorava ver a poupaça cheia). Uma coisa que minha mãe fazia (mas isso quando eu já tinha uns 13, 14 anos) era recompensar as notas altas. Porém, eu não recebia o dinheiro, ia para a poupança e no final do ano, eu poderia tirar e comprar o que quissesse (minha mãe não permitia que esse dinheiro fosse gasto com bobagem, tinha que comprar algo mesmo ou deixar na poupança). Normalmente eu ajudava no meu presente de Natal, por exemplo, eu queria uma TV, mas minha mãe não podia me dar, eu dava esse dinheiro e ela completava. Eu acho que eu desenvolvi um senso ótimo de economia, de pensar no futuro, de planejar o que quero fazer com o que tenho. Hoje eu continuo super planejada e focada.

    ResponderExcluir
  6. Ao passar pela net encontrei o seu blog, estive a ler algumas coisas e posso dizer que é um blog fantástico,
    com um bom conteúdo, dou-lhe os meus parabéns.
    Se desejar faça uma vista ao Peregrino e servo e deixe o seu comentário.
    Se desejar seguir, saiba que irei retribuir seguindo também o seu blog.
    Sou António Batalha, do Peregrino E Servo.

    ResponderExcluir
  7. De forma alguma ,além de suborno ela pode começar a achar natural dar algo para receber algo.

    ResponderExcluir